CentOS
Saiba como verificar a temperatura do do processador e da placa-mãe no Linux CentOS.
Este método pode ser utilizado para verificar a temperatura do seu Servidor, com isso conseguirá detectar possíveis problemas causados por superaquecimento. Este método foi realizado no Linux CentOS 6.7, porém, em outras versões pode alterar alguma sequência do passo a passo.
*Lembrando que é de inteira responsabilidade do Administrador de TI analisar e executar tais comandos. Para efetuar este procedimento terá de ter um login com permissão especial. Use com cautela.
- Primeiro vamos verificar se o pacote já está instalado em seu servidor.
- Após ter realizado o login* no servidor , digite sensors e aperte o <Enter>.
- Se o pacote estiver instalado, mostrará a temperatura de cada core do processador, além da temperatura do chipset da placa-mãe, e caso ocorra algum erro, realize a instalação do pacote “lm_sensors” em seu servidor.
- digite yum -y install lm_sensors e aperte o <Enter>.
- Após a instalação do pacote, digite sensors-detect e aperte o <Enter>, digite YES e aperte o <Enter> em todas as opções ou nas opções que desejar.
- Após a finalização do procedimento acima, digite sensors e aperte o <Enter>
- Pronto. Aparecerá todas as temperaturas dos sensores existentes no servidor, normalmente aparece a temperatura da placa-mãe (temp1 e temp2) e dos cores do processador (Core 0, Core 1 e etc). Com esse comando conseguimos analisar a temperatura dos componentes do servidor, preservando a vida útil dos componentes.