Servidor
Gostaria de monitorar um Servidor pelo seu Android? Saiba como utilizar esta ferramenta que auxilia no monitoramento de vários servidores.
Este método é muito utilizado para verificar se o processador está no limite, se tem espaço suficiente em disco e a quantidade de memória ram do servidor, com a possibilidade entrar no terminal e realizar os comandos desejados com o seu devido cuidado.
- Primeiramente, vamos pesquisar na play store (Android) os seguintes softwares: JuiceSSH e JuiceSSH Performance.
- Ao pesquisar, os dois programas estarão no topo da página. Clique em cada um e depois clique em Instalar ou clique nos 3 pontinhos localizado no canto direito de cada programa e clique em Instalar. Lembre-se, instale primeiro o JuiceSSH e depois o JuiceSSH Performance.
- Após realizar a instalação, vamos iniciar a configuração para iniciarmos o monitoramento dos servidores.
- Abra o JuiceSSH clicando uma vez em cima do atalho criado no seu android.
- Clique em Gerenciar conexões
- Deslize para o lado, até chegar em conexões e clique no ícone + que aparece no canto inferior direito quando toca na tela.
- Ao clicar no + abrirá um formulário com vários campos e, a partir deste momento terá de ter em mãos algumas configurações que são especificas de cada servidor. Lembre-se que estará acessando o servidor e se tiver permissão para executar algum comando, ele fará normalmente, então Cuidado.
- Apelido: (Opcional), exemplo: Server1
- Tipo: SSH
- Endereço: Insira o endereço do servidor (IP,dyndns(ou outro serviço))
- Identidade:Será o user utilizado para logar no terminal, clique na setinha e clique em ..
- Usuário: Digite um usuário válido para acessar(exemplo: admin)
- Senha: Clique em configurar e insira a senha deste usuário (exemplo: admin).
- Agora salve clicando no certinho localizado no canto superior direito para salvar a Identidade.
- Voltando na nova conexão e selecione a Identidade criada(exemplo: admin).
- Port: Insira a porta de acesso ao SSH (Cada servidor pode ter uma porta diferente, verifique essas configurações).
- Agora salve clicando no certinho localizado no canto superior direito para salvar a Nova conexão.
- Pronto, neste momento, temos um servidor configurado no JuiceSSH. Vá na tela inicial do software e clique na conexão criada. Se tudo tiver sido configurado corretamente, aparecerá uma mensagem se deseja permitir a conexão no servidor.
- Clique em “Sim” ou “Permitir”.
- Ao clicar no botão Voltar, aparecerá uma mensagem se deseja deixar a sessão executando em segundo plano. Clique em não para desconectar do servidor.
- Se quiser, pode fechar o aplicativo. Agora vamos executar o JuiceSSH Performance para monitorar (CPU, Memória Ram, Disco rigido entre outros) o servidor configurado no Android.
- Na parte superior da tela, clique na setinha para escolher a opção configura, toque no servidor desejado e clique em Connect na parte inferior do aplicativo.
- Aguarde realizar a conexão, e neste momento terá algumas informações básicas do seu servidor , conseguindo diagnosticar algum possível problema, tudo pelo seu Android.
- Após terminar de visualizar, lembre-se de clicar em Disconnect na parte inferior da tela para desconectar do sistema.